CSS

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Apple x Google

Após a vitoria contra a Samsung nos tribunais, que a rendeu U$$ 1 bilhão, agora a Apple ameaça ir atrás da Google acusando quebra de patentes no Android. Mas, em contra partida, a Google acusa a fabricante do iPhone de violar patentes da Motorola, empresa que a Google adquiriu esse ano por 12,5 bilhões de dólares.
Em conversas com seu biógrafo Walter Isaacson, o ex-CEO da Apple, Steve Jobs, se referiu ao Android como “um produto roubado”, e disse: “Vou gastar até o meu último suspiro se preciso, e vou gastar cada centavo dos 40 bilhões de dólares da Apple no banco, para arrumar esse erro. Vou destruir o Android, porque é um produto roubado. Estou disposto a entrar em uma guerra termonuclear por isso.”

Apesar das declarações de Jobs, afirmando com convicção que as suas ideias foram roubadas, o Google foi rápido em afirmar que não há provas de que o seu sistema Android violou patentes da Apple, e ainda por cima entrou com uma ação afirmando que a Apple viola sete de suas patentes, incluindo o software do assistente de voz Siri, e-mail, reprodução de vídeo, e Lembretes de Localização.

 A nós consumidores só resta esperar a resolução de mais essa batalha nos tribunais. Essas decisões parecem não fazer diferença para nós, mas todos sabem que a concorrência é fundamental para o mercado pois regula os preços e estimula o desenvolvimento tecnológico. Já o monopólio, o que parece ser o objetivo de todas essas empresas, é prejudicial a todos.